Otimização de Conversão
O que é otimização de conversão?
Otimização de conversão ou CRO (conversion rate optimization, em inglês) é uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance de um site aumentando as chances do usuário concluir a ação que você deseja (preencher um formulário, clicar em um link, assinar uma newsletter ou efetuar uma compra, por exemplo).
É um processo de testes que envolve efetuar alterações numa página, comparar os resultados com os da página original e tornar essas alterações definitivas ou descartá-las. Esse processo pode se repetir para diversos itens da página até alcançar a taxa de conversão desejada.
Por que investir na Otimização de conversão (CRO)
O investimento em inbound marketing oferece inúmeras vantagens, abaixo destacamos as 4 principais:
Aumentar a receita sem aumentar gastos com publicidade
A principal vantagem do aumento da taxa de conversão é extrair o máximo do tráfego que você recebe. Você aumenta a receita, sem precisar aumentar gastos com publicidade para atrair mais visitantes.
O valor ganho com a otimização perdura no longo prazo.
Aumento de leads qualificados
Como no inbound marketing é o público que vai até a empresa, apenas consumidores que tenham um problema que a empresa resolve procuram ela. Isso resulta em leads extremamente qualificados e a empresa não desperdiça recursos com consumidores que não fazer parte do seu público-alvo.
Aumente hoje a taxa de conversão do seu site.
Exemplo de como a otimização impacta o lucro
Suponha que você gaste $100 em publicidade para atrair 1000 visitantes para o seu site. Desses 1000 visitantes, 1,5% (15, no caso) efetuam uma compra de valor médio de $20. Isso gera uma receita de $300 (20 x $15) e um lucro de $200 ($300-$100).
Para dobrar a receita, pode-se dobrar também os gastos com publicidade para atrair um público de 2000 pessoas. Isso gera uma receita de $600 e um lucro de $400.
Porém, se mantiver os gastos de publicidade fixos em $100 e aumentar a taxa de conversão de 1,5% para 3%, a receita, também, é dobrada atingindo $600 (30 visitantes x $20) gerando um lucro maior, no valor de $500 ($600 - $100).
O que fazemos?
Efetuamos rodadas de testes A/B seguindo nossa metodologia para otimizar a página desejada. Cada teste permite alterar um item da página, a fim de verificar se a alteração teve efeito positivo ou não. Otimização é um processo contínuo, assim o ideal é que as rodadas de testes continuem até que se chegue na taxa de conversão desejada para aquela página.
Abaixo, os principais passos da nossa metodologia:
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