Otimização de Conversão

Duas telas de computador representando um teste a/b para otimizar uma página, sendo uma tela apresentando um resultado positivo e outra um resultado negativo.

O que é otimização de conversão?

Otimização de conversão ou CRO (conversion rate optimization, em inglês) é uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance de um site aumentando as chances do usuário concluir a ação que você deseja (preencher um formulário, clicar em um link, assinar uma newsletter ou efetuar uma compra, por exemplo).

É um processo de testes que envolve efetuar alterações numa página, comparar os resultados com os da página original e tornar essas alterações definitivas ou descartá-las. Esse processo pode se repetir para diversos itens da página até alcançar a taxa de conversão desejada.

Por que investir na Otimização de conversão (CRO)

O investimento em inbound marketing oferece inúmeras vantagens, abaixo destacamos as 4 principais:

Aumentar a receita sem aumentar gastos com publicidade

A principal vantagem do aumento da taxa de conversão é extrair o máximo do tráfego que você recebe. Você aumenta a receita, sem precisar aumentar gastos com publicidade para atrair mais visitantes.

O valor ganho com a otimização perdura no longo prazo.

Diminuição nos custos de aquisição de clientes

Pelo fato do cliente procurar você e ser nutrido por informação durante a etapa em que ele se encontra na jornada de compra, o custo de aquisição de clientes acaba sendo bem menor se comparado aos métodos utilizados no marketing tradicional.

Ciclo mais curto de vendas

Por oferecer a informação que o consumidor busca de acordo com a etapa em que se encontra na jornada de compra, isso acelera a movimentação do consumidor pelo funil de vendas levando-o mais rapidamente ao estágio de decisão.

Aumento de leads qualificados

Como no inbound marketing é o público que vai até a empresa, apenas consumidores que tenham um problema que a empresa resolve procuram ela. Isso resulta em leads extremamente qualificados e a empresa não desperdiça recursos com consumidores que não fazer parte do seu público-alvo.

Aumente hoje a taxa de conversão do seu site.

Exemplo de como a otimização impacta o lucro

Suponha que você gaste $100 em publicidade para atrair 1000 visitantes para o seu site. Desses 1000 visitantes, 1,5% (15, no caso) efetuam uma compra de valor médio de $20. Isso gera uma receita de $300 (20 x $15) e um lucro de $200 ($300-$100).

Para dobrar a receita, pode-se dobrar também os gastos com publicidade para atrair um público de 2000 pessoas. Isso gera uma receita de $600 e um lucro de $400.

Porém, se mantiver os gastos de publicidade fixos em $100 e aumentar a taxa de conversão de 1,5% para 3%, a receita, também, é dobrada atingindo $600 (30 visitantes x $20) gerando um lucro maior, no valor de $500 ($600 - $100).

Um computador com uma série de gráficos em sua tela e um enorme gráfico de barras ascendentes atrás dele, representando o aumento do lucro causado pelo aumento da taxa de conversão.

O que fazemos?

Efetuamos rodadas de testes A/B seguindo nossa metodologia para otimizar a página desejada. Cada teste permite alterar um item da página, a fim de verificar se a alteração teve efeito positivo ou não. Otimização é um processo contínuo, assim o ideal é que as rodadas de testes continuem até que se chegue na taxa de conversão desejada para aquela página.

Abaixo, os principais passos da nossa metodologia:

Análise das páginas

Análisamos as páginas do seu site e o tráfego delas para definir quais as mais importes para o seu negócio.

Levantamento de hipóteses

Definimos algumas hipóteses sobre os motivos de porquê as páginas não estão tendo a performance esperada.

Executar testes

Efetuamos os testes nessas páginas para rejeitar ou aceitar as hipóteses.

Resultados

Medimos os resultados e caso uma alteração tenha resultado positivo, ela é implementada, caso contrário ela é descartada.

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Dois analistas avaliando os resultados de marketing digital em uma tela de computador. Os gráficos indicam um desempenho positivo.